Notícias

Bienal do Livro de Contagem, na Grande BH, é interditada pelo Corpo de Bombeiros

Por Redação , 08/11/2019 às 11:50
atualizado em: 08/11/2019 às 15:23

Texto:

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) interditou a terceira edição da Bienal do Livro de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira.

Segundo a organização do evento, a corporação pediu alterações que foram feitas até esta madrugada mas, pela manhã, o evento foi impedido de ser realizado. Informou também que está tentando adequar as solicitações dos bombeiros que, à tarde, fará nova vistoria. 

Os bombeiros informaram que após a vistoria realizada na Bienal do Livro, a equipe constatou que as informações técnicas sobre o evento, enviadas pelos organizadores à Corporação, e a realidade do local não estavam compatíveis.

"Inicialmente, os dados técnicos informados pelos organizadores enquadravam o evento em uma classificação de risco mínimo, o que isenta o mesmo de envio de projeto técnico ao CBMMG. Porém, conforme constatado pela equipe de vistoria, a estrutura do evento se apresentava com uma classificação de risco superior e que exige a implementação de medidas de segurança contra incêndio e pânico para adequá-la à legislação vigente. As irregularidades encontradas, que representavam risco iminente ao público do evento, foram a ausência de sinalização e iluminação de emergência e de ambulância com desfibrilador no local. Além disso, algumas saídas de emergências não estavam estruturadas de acordo com as normas."

O CBMMG comunicou aos organizadores as irregularidades encontradas e, caso elas sejam sanadas, será analisada a possibilidade de reversão da interdição do evento. Ressalta ainda a importância dos organizadores de eventos estarem atentos às normas de segurança contra incêndio e pânico com objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos

Em nota, a Prefeitura de Contagem informou que presta todo apoio à organização da III Bienal do Livro e listou as medidas que foram atendidas para o evento. “Liberação da praça da Jabuticaba; instalação de banheiros químicos; medidas estruturais, como instalação de um corrimão no local do evento; presença de uma ambulância e profissionais de saúde; atuação da Guarda Civil para garantia da segurança pública e limpeza do espaço. A Prefeitura de Contagem segue à disposição dos organizadores da III Bienal do Livro.”

O evento tem programação com escritores da literatura nacional, além de representantes do cinema e da música brasileira, em quatro tendas, na Praça da Jabuticaba, no bairro Nossa Senhora do Carmo. A atração tem programação para até o dia 10 deste mês.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link