Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Dos 16 pré-candidatos à PBH até agora dois ainda não apresentaram vices

25/09/2020 às 04:49

Termina neste sábado (26), o prazo para registro de candidaturas e, Belo Horizonte, a princípio, manterá, se ninguém desistir até amanhã, 16 nomes disputando a prefeitura da capital. A princípio, será o maior número de concorrentes da história da cidade. A pulverização é fruto do fim das coligações proporcionais, das alianças para chapas de vereadores, que fez com cada partido tivesse que lançar sozinho sua chapa e por isso quase todos optaram por ter candidatos a prefeito, que serão os grandes puxadores de votos, cada um divulgando os candidatos da sua legenda.

O outro motivo é que elegendo mais vereadores, os partidos têm mais cabos eleitorais para fazer campanha para seus candidatos a deputado na próxima eleição, conforme detalhamos no Jornal da Itatiaia Primeira Edição com o cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Felipe Nunes.

Ainda há de se observar que alguns dos concorrentes de agora sabem que não têm chance de ganhar, mas visam fortalecer os nomes nessas eleições para terem um número maior de votos na capital nas próximas, daqui a dois anos.

A Itatiaia, em uma iniciativa inédita, convidou os 16 pré-candidatos a prefeito para entrevistas nas redes sociais da rádio, apenas dois não participaram. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) respondeu que participará de eventos relacionados à eleição somente após o fim do prazo para registro de candidatura, a partir de domingo (27).  E a candidata do Partido da Causa Operária (PCO), Marília Garcia, não respondeu ao convite. As lives terminaram nessa quinta-feira (24).

Principais propostas de cada um e balanço de registros

Áurea Carolina

A candidata à Prefeitura de BH pelo PSOL, Áurea Carolina, propõe uma política de moradia que inclua as mulheres que sofrem de violência doméstica, a criação de polos de pesquisa e tecnologia na cidade e o turismo voltado para as comunidades tradicionais e também para as periferias. A candidata já registrou candidatura. O vice é Léo Péricles do Unidade Popular (UP).

Bruno Engler

O deputado estadual Bruno Engler (PRTB), bolsonarista, 23 anos, candidato mais jovem à Prefeitura de Belo Horizonte, defende a adoção do modelo cívico-militar na rede pública municipal de educação, parcerias com o setor privado para ampliar o atendimento na área da saúde, planeja colocar a Guarda Municipal para auxiliar as forças de segurança no policiamento e pretende enxugar a máquina pública e criar um órgão na área de controladoria na prefeitura. O deputado estadual Bruno Engler ainda vai registrar candidatura.

Cabo Xavier

O policial militar Cabo Xavier (PMB) defende a redução do IPTU e dos salários de políticos no município. Ele propõe também a informatização no sistema de saúde e a ampliação de conselhos consultivos para aumentar a participação da população na gestão. Para explicar o fato de o Partido da Mulher Brasileira ter um candidato homem à prefeitura da capital, ele disse que a legenda não é para ser formada apenas por mulheres, mas para homenagear as mulheres e incentivá-las a participar da política. O pré-candidato registra candidatura nesta sexta-feira e a vice é Paula Maia (PMB).

Fabiano Cazeca

O empresário Fabiano Cazeca (Pros) defende o retorno dos cobradores nos coletivos, a ampliação das Umeis e do efetivo da Guarda Municipal e a melhoria da relação do executivo municipal com a bancada federal que, segundo ele é “fraca” e traz menos recursos que deveria para a capital. Ele disse ainda que o metrô de BH é o “Metrô da mentira”. Ele já registrou candidatura e a vice é Paula Gomes (PTC).

Igor Timo

O deputado federal Igor Timo (Podemos) propõe um teto para cobrança de tarifa dinâmica no transporte por aplicativo que, segundo ele, retira passageiros do transporte coletivo fazendo com que a passagem fique cada vez mais cara. O pré-candidato também defendeu a adoção do ensino a distância na rede municipal se a crise sanitária da covid-19 perdurar no próximo ano. Ele deve registrar candidatura neste sábado e a vice ainda será definida.  

João Vítor Xavier

O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) defende parcerias-público-privadas na área da saúde, o incentivo ao turismo de saúde para acompanhantes de pacientes que vêm se tratar em Belo Horizonte e a formação em tecnologia para os alunos da rede pública municipal, em parceria com outras instituições.  Ele registra candidatura nesta sexta-feira. O vice é Leonardo Bortoletto (DEM).

Lafayette Andrada

O deputado Lafayette Andrada (Republicanos) defende a implantação do monotrilho para tentar resolver o problema do trânsito na capital e a estimulação do turismo, da tecnologia e a realização de obras de infraestrutura para alavancar a economia gerando emprego e renda na capital. Ele já registrou candidatura e a vice é Marlei Rodrigues (Republicanos).

Luísa Barreto

Luísa Barreto (PSDB) propõe a redução da tarifa de ônibus, a implantação do prontuário eletrônico e a contratação de exames e consultas especializadas da rede privada para o atendimento público e a atração de indústrias em parceria com cidades da RMBH para geração de emprego. Ela já registrou candidatura e o vice é Juvenal Araujo (PSDB).

Marcelo Souza e Silva

O presidente licenciado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) Marcelo Souza e Silva (Patriota) defende a redução de impostos, como o ISS e o IPTU, para incentivar a recuperação das empresas afetadas pela pandemia. Marcelo Souza e Silva já registrou candidatura e o vice é Leandro Moreira (Patriota).

Nilmário Miranda

O ex-ministro Nilmário Miranda (PT) defendeu a retomada do orçamento participativo, do programa de habitação Vila Viva e a implementação de tarifa zero no transporte coletivo para toda população da capital. Ele já registrou candidatura e a vice é Luana Xavier.

Wendel Mesquita

O deputado estadual Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) vai propor o fim das regionais e substituição delas por subprefeituras que devem ser criadas com o objetivo de descentralizar a administração. Ele já registrou candidatura e a vice é Sandra Bini (Solidariedade).

Rodrigo Paiva

O ex-presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva (Novo) pretende implementar o voucher da educação, que é o uso de dinheiro público para arcar com mensalidades de alunos que seriam da rede pública na rede privada e também diminuir as filas de espera em UPA pagando atendimento de urgência para a população na rede privada.  Ele já registrou candidatura e a vice é Patrícia Albergaria (Novo).

Wadson Ribeiro

O ex-deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB) deve propor a ampliação das escolas infantis em tempo integral e a criação de creches noturnas para auxiliar mães que trabalham à noite. Ele já registrou candidatura e a vice é Kátia Vergílio (PC d B).

Wanderson Rocha

O sindicalista Wanderson Rocha (PSTU) prevê, no plano de governo, o cancelamento de contratos com empresas de ônibus e a municipalização do serviço de transporte público, a estatização de hospitais filantrópicos na capital e a desmilitarização da Guarda Municipal.  Ele já registrou candidatura e a vice é Firmínia Rodrigues.

Marília Garcia

A pré-candidata do PCO, Marília Garcia, registra candidatura nesta sexta e o vice será Silvânio Vilaça. O prefeito Alexandre Kalil já registrou candidatura (PSD) e o vice será Fuad Nomam.

Inicio do período eleitoral

O prazo para registro de candidatura termina neste sábado e, no domingo, começa oficialmente o período eleitoral e as atividades de campanha. No domingo, a Itatiaia lança um hotsite, página especial para a cobertura de eleições dentro da página da Itatiaia, e todas as entrevistas com pré-candidatos que nós fizemos estarão disponíveis lá e já estão no YouTube e no facebook.

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Julgamento está previsto para ocorrer entre os dias 6 e 13 de novembro no sistema digital do Supremo Tribunal Federal. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Não há informações se o corpo celeste atingiu o solo ou se desintegrou antes de tocar o chão. #Itatiaia

    Acessar Link