Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Nove deputados mineiros serão candidatos a prefeito; período eleitoral diminui ritmo na casa

28/09/2020 às 05:52

Dos 77 deputados estaduais de Minas, nove confirmaram candidaturas a prefeito. Um número bem menor do que os que pretendiam entrar para disputa. No início do ano, a reportagem da Itatiaia fez um levantamento e 16 parlamentares tinham a intenção de concorrer em BH e outras cidades. 

Nomes confirmados

Confirmaram os nomes e registraram candidaturas Bruno Engler (PRTB), João Vitor Xavier (Cidadania) e Professor Wendel (Solidariedade) que vão disputar a prefeitura da capital. O PSL, mesmo sem Bolsonaro, investiu em candidaturas próprias, três dos seis deputados que se elegeram pela legenda são candidatos a prefeito. Delegada Sheila (PSL) em Juiz de Fora, Heli Grilo (PSL) em Uberaba e Peofessor Irineu (PSL) em Contagem. Bruno Engler também era do partido, mas por causa da briga entre o Bolsonaro e a sigla, saiu da legenda e concorre pelo partido do vice presidente Hamilton Mourão. 

O PT que tem nove deputados lançou dois candidatos a prefeito: Leninha (PT), em Montes Claros, e Marília Campos (PT), em Contagem. Douglas Melo (MDB) será candidato em Sete Lagoas. 

Motivos para disputa 

Apesar de o numero de candidaturas representar pouco mais de 10% dos deputados estaduais, as votações param nesse período e só retomam em dezembro, mas a casa permanece realizando reuniões de comissões. Isso porque muitos parlamentares atuam fortemente apoiando campanhas no interior e até na capital. Alguns tem parentes candidatos. Gleidson Azevedo, por exemplo, irmão gêmeo de Cleitinho Azevedo é candidato a prefeito de Divinópolis. Celso Cota, pai de Thiago Cota (MDB) é candidato em Mariana.

Os motivos tanto parlamentares apresentarem candidaturas, as vezes, vão além do próprio plano de disputar a prefeitura. Os que não concretizam o registro, muitas vezes anunciam a intenção para testar a aceitação do nome, pra não revelar as reais estratégias e apoios divulgados aos 45 do segundo tempo e, às vezes, o nome é colocado na disputa para fortalecê-lo no colégio eleitoral. 

Delegada Sheila - PSL 
Delegado Heli Grilo – PSL 
Douglas Melo – MDB
Joao Vitor Xavier – Cidadania 
Lenhinha – PT 
Marilia Campos – PT 
Professor Irineu – PSL 
Professor Wendel - Solidariedade

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🏆 Copa do Brasil 📊 Ida - Oitavas de Final 🏟 Arena Corinthians 📍 São Paulo - SP 📆 28 de outubro 🔊 21h30 📻 610 AM 95,7 FM 📺 789 Sky 300 NET e Claro TV 📲 App Rádio Itat...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A economista da Fecomércio Bárbara Guimarães analisa que esses números refletem a cautela dos consumidores e o impacto do coronavírus na economia. #Itatiaia

    Acessar Link