Notícias

Covid-19: servidores homenageiam primeira agente comunitária de saúde que morreu em BH

Por Patrick Vaz, 28/09/2020 às 12:50
atualizado em: 28/09/2020 às 15:13

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais


Servidores municipais, junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), homenagearam na manhã desta segunda-feira Márcia Aparecida Aquino de Oliveira, de 57 anos, a primeira agente comunitária de saúde de BH que morreu em decorrência da covid-19. Ela estava internada desde o dia 23 de setembro e morreu nesse domingo (27).

Márcia trabalhava no Centro de Saúde Dom Joaquim, na região Nordeste da capital mineira, onde o ato foi feito. 

De acordo com o presidente do Sindibel, Israel Arimar, o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde aponta que mais de 80 agentes comunitários de saúde estão infectados com o coronavírus, a segunda categoria profissional da prefeitura mais atingida pela doença. A primeira é a de técnicos de enfermagem. 

“É o quinto servidor da nossa base, na área da saúde, que perdeu a sua vida. O sindicato nessa pandemia tem cobrado da prefeitura condições maiores para segurança dos trabalhadores. No caso dos agentes comunitários de saúde, que visitam mais de 30 casa todos os dias, nós tivemos que entrar com ação judicial para garantir que fosse fornecido os equipamentos de segurança, máscara, álcool em gel. O sindicato continua acompanhando, cobrando da prefeitura, a gente pede e faz um alerta a população: esse vírus ainda não tem vacina, todo o cuidado que cada um puder tomar para evitar ser contaminado é uma forma dele também estar ajudando a preservar a vida dos profissionais de saúde.”

Em nota, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte afirma que o titular da pasta, o secretário Jackson Machado, manifesta pesar pelo falecimento da agente comunitária e se solidariza com a família dela e colegas de trabalho.

Ainda segundo a nota, as unidades de saúde da capital estão abastecidas com equipamentos de proteção individual para os servidores e que a secretaria está em diálogo permanente com o sindicato.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A obstrução de Lira também impede a votação de medidas provisórias do interesso do governo. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Julgamento está previsto para ocorrer entre os dias 6 e 13 de novembro no sistema digital do Supremo Tribunal Federal. #Itatiaia

    Acessar Link