Notícias

Saíram dos esconderijos: médica alerta para cuidado com escorpiões nesta época

Por Redação, 16/09/2020 às 12:06
atualizado em: 16/09/2020 às 12:21

Texto:

Com o aumento do calor e da possibilidade de chuvas, os escorpiões saem de seus esconderijos e buscam outros locais com maior facilidade de encontrar alimentos, como por exemplo, dentro de casa. Por isso, nesta época do ano, a atenção deve ser redobrada dentro de casa, principalmente se tiver criança por perto. 

“O escorpião gosta de viver em meio de entulhos, cemitérios, em terrenos baldios, embaixo de pedras, frestas de muros e esgotos. Nesses lugares eles encontram seu principal alimento, as baratas”, detalha a médica pediatra especialista em toxicologia do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, Ana Carolina Costa. 

De acordo com informações da médica, em todo o ano passado foram atendidas 1.839 pessoas com picadas de escorpião no Pronto-Socorro. Neste ano, 1.100 pessoas já foram atendidas de janeiro a agosto.

A médica especialista explica que em casos de picadas nada deve ser feito em casa. “A orientação em caso de picadas de escorpiões, que é mais grave em crianças e idosos, é levar a pessoa para a Unidade de Pronto Atendimento mais rápido. Não é necessário capturar e levar o escorpião, isso vai implicar em mais riscos e perda de tempo para o socorro”, explica. 

O HPS ainda conta com atendimento por telefone para orientar pessoas leigas ou médicos que queiram mais informações sobre os acidentes com escorpiões. Médicos especialistas ficam disponíveis para atender as ligações e passar orientações. O serviço funciona pelos telefones: 0800 722 6001 ou 3224 4000.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ainda segundo a autarquia, também não há nenhum pedido formal que trate da autorização de pesquisa clínica no Brasil para a vacina em questão. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ministro manteve entendimento indicado em liminar no mês de agosto e se manifestou pela rejeição da ação em julgamento iniciado nesta sexta-feira. #Itatiaia

    Acessar Link